23 de abril de 2009

Obstáculos á mediunidade

A mediunidade tem , como fim providencial, a elevação espiritual da Humanidade e do planeta que habita.
Como consequência, faculta o intercâmbio dos desencarnados com os homens, rompendo a cortina que aparentemente os separa, destruindo na base a negação e o ceptismo a que muitos se aferram. Da mesma forma, oferece a correta visão da realidade de ultratumba, ampliando a compreenção em torno do mundo primeiro e casual onde todos se originam e para o qual retornam; dá ensejo ao esforço de promoção cultural e moral,graças ao qual se torna possivel a libertação dos vicios e dos atavismo mais primários que lhe predominam a natureza.
A faculdade mediúnica propicia o esclarecimento dos que se demoram na rebeldia espiritual, num ou noutro lado da vida, auxiliando a terapia das alienações e, sobretudo, da desagregação interior que resultaque resulta do desconhecimento das Leis que os Espiritos Superiores explicam e ajudam a ser respeitadas, em face da finalidade que têm de manter a ordem e o equilibrio, que constituem fundamento primacial do Universo.
Assim, o exercicio mediúnico fortalece os laços da fraternidade entre os habitantes das duas esferas de diferentes vibrações, ampliando a área do afeto e eliminando o ódio cáustico que infelicita grande faixa de seres; estimula a humildade, pois que demostra, diante da gradeza da vida, a pequenez do homem, não obstante ser o grande investimento do Amor que o promove e eleva através dos milênios, trabalhando pelo seu engrandecimento.
A mediunidade bem exercida leva o trabalhador ao mediunato, que tem, em Jesus, o Modelo, por haver sido, por excelência, o perfeito Mediúm de Deus, graças á sintonia ideal mantida com o Pai. Apesar de tais objetivos, há escolhos graves que se lhe interpõem, intentando imperdi-lhe os logros elevados.
O mais cruel são as imperfeições morais do próprio médium, que permitem a interferência dos maus Espiritos como dos frivolos, que com ele se afinam, mantendo indentificação de propósitos, naturalmente de natureza inferior. Concomitantemente, esse intercâmbio de caracteristicas negativas ou vulgares determina o aparecimento das sindromes obsessivas que, não cuidadas em tempo próprio, se transformam em malsinada fascinação e subjugação, com graves riscos, inclusive, de vida para o invigilante.
Essa inferioridade em a natureza moral do médium, quando não encontra conveniente educação e aprimoranento, responde por incontáveis males que não deixam o medianeiro alcançar o elevado mister a que está destinado. Por essas razões, variam os graus de mediunidade, em decorrência dos registros que tipificam as credenciais intelecto-morais de cada um. Da mesma forma, diferem os tipos de mediunidade, e graças á sua larga faixa, a documentação da sobrevivência melhor se afirma, fazendo que se esboroem as hipóteses que lhe contrapõem com arroubos de negação da sua real procedência.
O médium deve, como efeito dos perigos a que está exposto, trabalhar para o aprimoramento intimo constante, exercendo o seu ministério com abnegação e desinteresse, mediante o que granjeia a simpatia dos Bons Espiritos, que passam a assisti-lo, ao mesmo tempo em que haure recursos fluidicos entre aqueles que lhe recebem os beneficios, adquirindo mais segurança e capacidade de autodoação. Assim se fortalece e sai das frequências mais baixas vivendando, então, os ideais relevantes e altruisticos.
Os médiuns seguros, conforme definiu Allan Kardec, ouvem as comunicaçõesde que se fazem intermediários,aplicado-as em favor do próprio progresso, cônscios dos compromissos dignos que assumiram e buscam desincumbir-se com dignidade.
São por isso mesmo, homens honrados, que mais facilmente se engrandecem pelos exemplos de que dão mostras, tornando-se merecedores de ser seguidos pelo bem-estar que exteriorizam, porque o fruem na vivência cotidiana.
O diluente eficaz para esses obstáculos da mediunidade é, desse modo, o aprimoramento moral do sensitivo, que encontrará no trabalho da edificação do bem e da caridade, na oração e no estudo edificante, as forças para romper os impedimentos próprios da sua natureza em estágio de progresso, alcançando os patamares da libertação.

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